Resultado de imagem para Vinho do Porto Demarcada do Douro

O vinho do porto encanta milhares de pessoas ao redor do mundo, com seu sabor incrível é perfeito para harminizar pratos frios e quentes sendo uma ótima opção para receber amigos e familiares para uma celebração ou um simples jantar. Ele destaca-se dos demais pelas suas características únicas, como por exemplo o elevado teor alcoólico (até 22%), cor, doçura e aroma que variam de acordo com os diferentes tipos existentes. 

É considerado um vinho licoroso produzido na Região Demarcada do Douro. Mais do que isso, o Vinho do Porto é um grande embaixador de Portugal. É uma região que está localizada ao longo do vale do Rio Douro, que nasce na Espanha, atravessa o norte de Portugal e desemboca no oceano Atlântico, junto à cidade do Porto, cujo centro histórico foi declarado, pela UNESCO, como Patrimônio da Humanidade.

Existem várias teorias a respeito da origem do Vinho do Porto, sendo a mais famosa a descoberta quase acidental. Há muito tempo atrás a Inglaterra adotou Portugal como o seu fornecedor de vinhos, entretanto a ligação entre os dois países era muito demorada. Por isso, surgiu o  hábito de adicionar uma quantidade de água ardente ao vinho para o estabilizar, evitando assim a sua deterioração. Anos depois, surgiu a ideia de adicionar a aguardente durante o processo de fermentação, enquanto o vinho ainda se apresentava doce. Método de produção que ainda hoje é usado; 

Muitas pessoas adoram o delicioso vinho do Porto, mas poucas conhecem como ele é produzido e os processos que dão origem ao seu sabor marcante e bastante apreciado ao redor do mundo. Por isso, nós decidimos explicar para vocês um pouco sobre os mistérios deste maravilhoso vinho.

O processo do vinho tem início a partir da seleção de várias castas tradicionais, na maioria das vezes é feita da região nativa do Douro, uma vez que as características típicas da terra proporcionam uma identidade singular ao vinho. Em seguida, o fabricante adiciona uma quantidade determinada de aguardente vínica, especialmente selecionada para o processo. O elevado teor de álcool da aguardente faz com que a fermentação seja interrompida, eliminado todo o tipo de leveduras responsáveis pelo processo de conversão do açúcar em álcool, produzindo um vinho equilibrado e de sabor único.

Resultado de imagem para Vinho do Porto Demarcada do Douro

Tipo de vinhos do Porto

Porto Vintage: É considerado por muitos apreciadores como um dos melhores vinhos do Porto da atualidade. Ele é produzido a partir de uma única colheita especial. Trata-se de um vinho de excelente qualidade, encorpado, de coloração forte que combina muito bem com queijos, amêndoas e nozes e chocolate.

Porto Branco: É um vinho que difere dos demais devido à cor, doçura e período de envelhecimento. A sua produção é feita a partir de castas brancas, normalmente envelhecidas por 2 ou 3 anos e apresenta estilos que vão do doce ao seco.

Porto Tawny: Este é um Vinho do Porto menos encorpado e com cores mais suaves, quando comparado com o Ruby. Normalmente, é envelhecido em barris de madeira, apresenta-se um pouco mais adocicado e possui um sabor semelhante às nozes.

 Fonte: clubedevinhos