O que é quentão?

o que é quentão

Muitas pessoas gostam de beber quentão durante o inverno, mas poucas sabem como realmente é preparado. É uma bebida quente e teve origem no interior de São Paulo e Minas Gerais, feita com vinho tinto e especiarias, tipicamente alcoólica, porém existem algumas versões sem álcool. Antigamente, o objetivo era esquentar o corpo nos meses frios do ano. Depois, passou a ser consumido em festa e comemorações, como a festa junina, que já é uma tradição.

A mistura era originalmente preparada com pinga, gengibre e especiarias. Com o passar do tempo, as receitas começaram a sofrer alterações, incorporando novos elementos como a cachaça, vinho, canela e frutas. Como qualquer bebida alcoólica, é preciso ter bastante cuidado, pois pode embriagar rapidamente se consumida em excesso. Por causa do álcool e do açúcar, um copo de 200 ml de quentão equivale, aproximadamente, a 400 calorias.  

Hoje em dia, a receita mais conhecida e popular quando o assunto é quentão é a de cachaça, água,, açúcar, gengibre e canela. Dependendo da região em que é consumido, as pessoas costumam adicionar laranja e limão, a mistura é feita enquanto a bebida ferve. Acrescentar frutas descascadas, como maçã, pode ser uma excelente opção. Para garantir um ótimo quentão, é importante escolher bem a cachaça e o vinho. As bebidas de alta qualidade fazem um quentão muito melhor, por isso tenha bastante atenção à origem e propriedades delas.

Benefícios do quentão

benefícios do quentão

Além de ser uma bebida deliciosa para o inverno, o quentão proporciona vários benefícios para a saúde quando consumido com cuidado e nas quantidades certas indicadas pelos especialistas. Alguns dos ingredientes que são usados para o preparo desta maravilhosa bebida são ótimos para o organismo, o gengibre é um deles, pois possui ação antiinflamatória e cicatrizante, ajudando também na digestão.

Com uma grande lista de benefícios terapêuticos, o gengibre é conhecido por acelerar o metabolismo e ajudar na queima de gordura em 20%. Os sistemas do corpo humano que ele atinge são o respiratório, digestivo, circulatório e cerebral. Conhecido também por aliviar cólicas menstruais, aumenta a vitalidade e ainda tem ação bactericida, comenta a nutricionista do Oba Hortifruti, Priscila Arruda. O gengibre é bastante utilizado por profissionais que utilizam muito a voz, como cantores, narradores e locutores. É perfeito para combater o rouquidão e asma.

Receita

receita quentão

Preparar quentão não é tão difícil quanto parece, basta ter cuidado e saber os ingredientes que devem ser colocados e no tempo certo. Antes de começar é importante ler um pouco sobre a bebida e conhecer a receita, se possível procure dicas e orientações. Confira a seguir os ingredientes e o passo a passo desta maravilhosa bebida.

Ingredientes

  • 2 l de vinho tinto suave;

  • 1 copo de água 200 ml;

  • Meio copo de cachaça;

  • 1 1/2 copo de açúcar;

  • 2 pauzinhos de canela;

  • 12 cravos (ou a gosto);

  • 8 rodelinhas de gengibre (ou a gosto).

Modo de Preparo

 

  1. Misture todos os ingredientes ao fogo em uma panela;

  2. Depois que levantar fervura, deixe por mais 10 minutos;

  3. Está pronto é só servir;

  4. Tomar a bebida quente.

É importante não fugir da ordem de preparo, seguir de forma certa e correta os passos, podendo variar de acordo com os costumes e tradições de cada região onde está sendo preparado. No caso do quentão de cachaça, o açúcar vai primeiro para a panela, seguido do gengibre, cravo e canela. A água é adicionada ao recipiente quando o açúcar está derretido, antes dele escurecer. Na sequência vem a cachaça, é preciso calcular a quantidade ideal para que a bebida não fique  muito forte ou muito fraca. O quentão preparado com vinho é muito popular, especialmente no sul do Brasil.

Fontes: baressp, sobrevinho,