Resultado de imagem para vinho

O vinho é uma bebida maravilhosa que esconde nela milhares de místerios, seus encantos vão muito além do seu sabor. Muitos amantes de vinho não conhecem as características que estão por trás das sua produção, por isso separamos um tempinho para explicar como tudo acontece até chegar aos pontos de venda! Confira!
 
É muito comum que as pessoas que cosmoem vinho se encantem com as descrições dos aromas, entretanto o que realmente separa uma bebida boa das demais é o sabor, qualidade dos taninos, acidez, equilibrio, profundidade e persistência. Mas sempre fica aquela dúvida, o que é sabor de um vinho? Vários estudos e pesquisas realizadas ao redor do mundo mostram que ainda há muito para descobrir sobre esse asssunto, sabemos que a sensibilidade do nosso paladar consegue identificar muito mais do que doce, salgado, acidez e amargo. Mas a bebida é também fonte de dúvidas e indagações, além de rituais e curiosidades.
 
Sentir o cheiro do vinho não significa sentir o seu aroma. Segundo especialistas, é chamado de aroma o cheiro da bebida jovem e bouquet o cheiro dela envelhecida. Mas não para por aí, existe diferença entre amadurecer e envelhecer, o primeiro é quando a bebida ainda está em barris e o segundo, após de engarrafado. 
 
Já ouviu falar de "Vitivinicultura"? É o termo utilizado para denominar o estudo de tudo que envolve a elaboração da bebida, desde a viticultura, que é o cultivo das vinhas, até a vinificação, que é o processo de transformação da uva em vinho. Não é de hoje que a cozinha é o pior lugar para guardar o vinho, uma vez que a temperatura é muito alta e acelera a maturação da bebida. Na geladeira também não é aconselhável, por conta de a temperatura ser baixa demais, impedindo sua evolução.
 
Imagem relacionada
 
Os vinhos que possuem um tom mais escuro, é provável que sua origem seja uma região mais quente, ao contrário dos tons mais claros que, normalmente, indicam que ele veio de uma região mais fria. No rótulo da bebida, pode estar escrito “vinho fino” ou “vinho de mesa”, este último é elaborado com uvas americanas. A distinção é importante, no Brasil, porque se trata de um dos poucos países a autorizar a produção da bebida com uvas americanas.
 
Na produção de uma garrafa de vinho tinto é utilizado em torno de 1 kg de uva. Uma videira leva cerca de 5 anos para que seus frutos possam ser colhidos e utilizados na produção de vinho. No mercado existem cerca de 10 mil espécies de uvas das quais pode ser produzido o vinho, mas apenas cerca de 50 são realmente utilizadas para isso.
 
Resultado de imagem para vinho
 
O ritual básico para a avaliação de um vinho consiste nas seguintes etapas: visual, olfativa e, só por último, gustativa; Superstições indicam que derramar vinho sobre a mesa é sinal de alegria em breve. Segundo pesquisadores, doses moderadas de vinho podem melhorar certas funções mentais, inclusive aumentando a “inteligência”.
 
Fonte: revistaadega, estevampelomundo