No Estado do Paraná se escondem muitos mistérios sobre o vinho, já que é palco de algumas das vinícolas mais famosas do Brasil. Os apreciadores desta maravilhosa bebida precisam conhecer um pouco mais sobre a história do vinho na região de Curitiba, capital do Paraná. Por isso, separamos para vocês algumas dicas que vão te ajudar a entender os místerios do vinho.

Vinícola Legado

Resultado de imagem para vinícola legado em curitiba

A Vinícola Legado oferece passeios guiados pelos vinhedos e pela fábrica, além de contar com espaço e pacote para quem quiser passar o dia no local e fazer piquenique. Um bom local para quem quer aproveitar uma tarde tranquila com os amigos. Além de contemplar uma paisagem ímpar, o visitante que for até lá irá ser muito bem recebido pela equipe local de Campo Largo. O objetivo é criar vinhos autênticos, fiéis às características da região, respeitando o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento local, ofertando aos clientes um produto único e artesanal.   

Vinícola Araucária

Resultado de imagem para vinícola araucária em curitiba

Pelo nome muitas pessoas acreditam que ela está localizada em Araucária, mas na verdade se encontra em São José dos Pinhais. Os vinhos da Vinícola Araucária receberam cinco medalhas de ouro na Grande Prova Vinhos do Brasil 2017. A visita guiada inclui degustação de alguns rótulos! O preparo da terra para o cultivo de uvas começou em meados de 2007 e o plantio das variedades européias foi feito em 2009. Numa área de três hectares (30 mil metros quadrados), mais ou menos a 980 metros de altitude, são cultivadas as uvas francesas Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Pinot Noir e Viognier e as italianas Nebbiolo e Teroldego. Já a vinícola teve a sua construção iniciada em 2008.

Vinícola Família Fardo

Resultado de imagem para vinícola Família Fardo em curitiba

A Vinícola Família Fardo ainda é jovem, apenas nove anos de vida. São três opções de visita no local, todas incluem degustação e uma delas é gratuita. Os visitantes têm a oportunidade de vivenciar um pouco da história da jovem vinícola, que entrou para o mundo dos vinhos em 2009. Mesmo com apenas sete anos já desponta no segmento pela elaboração de seus saborosos vinhos finos. Ao todo, são dez rótulos que podem ser degustados harmonizados com pães, salames e queijos. 

Cave Colinas de Pedra

Resultado de imagem para vinícola Colinas de Pedra em curitiba

Apesar de não ser uma vinícola, o passeio pela Cave Colinas de Pedra também envolve vinho e vale o investimento. O espaço conta com um vagão desativado do trem Litorina (SELFIE!) e a Estação Roça Nova, restaurada para abrigar um restaurante. Na cozinha são elaborados pratos que harmonizam com os espumantes, além de queijos diversos, pães especiais, mini saladas e sobremesas. O local oferece ainda praças de descanso, visita acompanhada, litorina estacionária, trilhas na Mata Atlântica, internet Wi-Fi, amplo estacionamento e serviços de vans para grupos (sob consulta). 

Vinícola Famiglia Zanlorenzi

Resultado de imagem para vinícola Famiglia Zanlorenzi em curitiba

A Vinícola Famiglia Zanlorenzi não conta com parreirais, mas é possível fazer uma visita (gratuita) na loja da fábrica e ainda aproveitar uma degustação de seus rótulos.

Fontes: xvcuritiba, gazetadopovo